A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.
Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências, e por conta disso a adolescência é um periodo de risco para o envolvimento com as drogas.
Ao menos em parte, os riscos podem ser atribuídos às próprias características da adolescência tais como:
Necessidade de aceitação pelo grupo de amigos
Desejo de experimentar comportamentos visto como "de adultos"
Sensação de onipotência "comigo isso não acontece"
Grandes mudanças comportamentais gerando insegurança
Aumento da impulsividade
A curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e outras drogas, assim como a opinião dos amigos. Essa curiosidade o faz buscar novas sensações e prazeres, o adolescente vive o presente e na sua busca por realizações imediatas o efeito das drogas vai de encontro a isto, proporcionando prazer imediato.
O modismo é outro aspecto importante relacionado ao uso de substâncias entre adolescentes, pois reflete a tendência do momento, e os adolescentes são particularmente vulneráveis a estas influências. Afinal estão saindo da infância e começando a sentir o prazer da liberdade nas pequenas coisas, desde a escolha de suas próprias roupas, e atividades de lazer, até a definição de qual será seu estilo. A pressão da turma, o modelo dos ídolos e os exemplos que os jovens tiveram dentro de casa.
Fonte: http://www.vidasemdrogas.org/adolecencia.html
Por: Igor Souza – Blogueiro.
Parabéns bela importante reflexão. Nossas Potiraguá precisa lutar contra as drogas. Mal que assola a nossa juventude.
ResponderExcluirJuntos somos mais fortes!
Parabéns! Precisamos desse olhar atento e de informações que ajudem o nosso povo.
ResponderExcluir