GelNet

GelNet

terça-feira, 26 de abril de 2016

Dia de Campo incentiva a cultura da banana em Barra do Choça.

Na última semana, entre os dias 18 e 19 de abril, foi realizado um dia de campo intitulado “Boas práticas agrícolas para o cultivo da bananeira no pólo de produção de Barra do Choça.” A atividade teve a assinatura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura de Barra do Choça e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). ASCOM/PMBC

A Bahia está entre os maiores produtores de banana do país, alternando com São Paulo a condição de maior produtor nacional. Barra do Choça, por sua vez, aparece como o terceiro município maior produtor do estado, perdendo apenas para Bom Jesus da Lapa e Wenceslau Guimarães.




As estatísticas indicam uma área plantada de 3000 ha, produção de 54000 t anuais e produtividade de 18 t/ha. São cerca de 800 produtores, cultivando em condições de sequeiro e com nível tecnológico ainda baixo, bananas do tipo prata, terra e d’água). Climaticamente é uma região de transição entre caatinga e zona da mata, mas com predomínio do semiárido. Entre os principais problemas destaca-se a sigatoka-amarela e a baixa produtividade da cultura.
 O objetivo do dia de campo é exatamente levar informações técnicas aos produtores da região para auxiliá-los a dar esse salto na produtividade.”Problemas climáticos não temos como resolver, mas o manejo da cultura, a assistência técnica, levando opções alternativas temos como dar”, explica Alexandre Magalhães, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário