Segundo o Movimento Negro Unificado (MNU), “representante do comando local da PM [Polícia Militar]” pressionou e intimidou os responsáveis pela veiculação do outdoor que denuncia a violência policial para que ele fosse retirado de Ilhéus. A placa, que expôs um poema da professora Livia Natália, foi recolhida quarta-feira (13).
Em nota divulgada ontem (14), o MNU comparou a censura ao poema aos métodos consagrados por estados totalitários, pois não havia ordem judicial para que o outdoor fosse recolhido. “Infelizmente, com tal episódio, houve dupla negação: do direito de expressão artística, do direito de acesso à literatura. Tal qual em períodos ditatoriais, o silenciamento se impôs às vozes que denunciam as opressões raciais”, diz o texto. Leia a íntegra.
NOTA EXPLICATIVA
O MNU- Ilhéus torna público que o outdoor do Projeto Poesia Nas Ruas, contendo um poema de autoria de Lívia Natália, foi retirado das ruas de Ilhéus no dia 13/01/2016. O fato se deu após intimidações e pressões exercidas por representante do comando local da PM junto aos responsáveis pela veiculação do outdoor, bem como da empresa prestadora do serviço.
Ao que nos consta não foi expedido nenhum documento de teor judicial subsidiando a remoção do referido outdoor. Vale dizer que a peça foi removida das ruas antes mesmo do prazo previsto no projeto, o que, no mínimo, se constituiu como ato arbitrário.
Infelizmente, com tal episódio, houve dupla negação: do direito de expressão artística, do direito de acesso à literatura. Tal qual em períodos ditatoriais, o silenciamento se impôs às vozes que denunciam as opressões raciais. Dizemos “vozes” porque as palavras da escritora não estão isoladas, se somam a de outros/as artistas no combate ao genocídio do povo negro.
Apesar desse abuso de poder, o Projeto Poesia nas Ruas segue o curso, afinal, acreditamos que a divulgação literária e as contribuições a uma educação antirracista são o nosso compromisso social. Aproveitamos para agradecer o apoio que temos recebido, sobretudo de educadoras/es, artistas, estudantes, militantes dos movimentos sociais, jornalistas e tantos outros.
MNU- Movimento Negro Unificado – Ilhéus–BA. Data: 14/01/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário