GelNet

GelNet

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Atentado na França deixa mais de 80 mortos e pelo menos 18 feridos

Em ataque, caminhão atropelou pessoas que assistiam a um festival de fogos na cidade de Nice. Ainda se investiga se foi um ataque terrorista.



Um atentado deixou 84 pessoas mortas e 14 em estado considerado muito grave na cidade de Nice, no Sul da França, durante a comemoração do dia da Bastilha, que acontece no dia 14 de Julho. Os dados são do Ministro do Interior.

O presidente francês, François Hollande, considerou o atentado de “caráter terrorista” e anunciou que vai estender por três meses o estado de emergência no país, além de ampliar operações na Síria e no Iraque.

Foi aberta uma investigação pelo gabinete da Procuradoria de Paris para apurar se o ataque foi mesmo terrorismo. Com este, já são três ataques terroristas na França em um ano e meio.

O atentado aconteceu no Promenade de Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida que fica a beira-mar. Isto foi por volta das 22h30 (17h30 no horário de Brasília). Segundo o procurador de Nice, Jean-Michel Pêtre, o caminhão chegou a percorrer 2 km entre a multidão.

O motorista do caminhão foi morto, segundo confirmado pelo Ministério do interior francês. Segundo a agência AP, o o ex-prefeito de Nice e atual presidente da Metrópole Nice-Cote D’Azur, Christian Estrosi, afirmou que o caminhão estava cheio de armas e granadas.

Segundo o jornal “Nice Matin”, um dos repórteres estava acompanhando a celebração e relatou a correria das pessoas em diversas direções. O clima foi de pânico total, pois ninguém entendia se se tratava de um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas intencionalmente.

Segundo testemunhas, a polícia atirou contra o motorista para assim impedir mais atropelamentos. Os ocupantes do caminhão atiraram de volta. Não se sabe informar ainda quantas pessoas estavam dentro do veículo.

A identidade do criminoso ainda não foi divulgada pelas autoridades francesas. Também não se sabe ainda se ele agiu sozinho ou se teve ajuda de outras pessoas.

Táxis que estavam no local ajudaram a transportar gratuitamente as vítimas que tentavam deixar o local após o ataque.

A polícia montou um perímetro de isolamento e cercou veículo. De acordo com a prefeitura de Nice, nesta sexta-feira (15) a avenida permanecerá fechada.

Apoio

A Casa Branca divulgou nos Estados Unidos um comunicado do presidente Barack Obama, em apoio ao país após o ataque “em nome do povo americano, eu condeno nos termos mais fortes o que aparenta ser um horrível atentado terrorista em Nice, França, que matou e feriu dezenas de civis inocentes. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e outros entes queridos dos que foram mortos, e desejamos uma total recuperação para os muitos feridos”.

François Hollande, que estava em Avignon (sudeste) e voltou para Paris após o ataque para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta, declarou: “A França chorou, está ferida, mas é forte, e sempre será mais forte que os fanáticos que a atacaram hoje”

Nenhum comentário:

Postar um comentário